”Para sabermos como ajudar alguém é preciso saber como este corpo está e de onde ele veio.”
Para elaborar uma proposta de intervenção que seja adequada, é necessário identificar as forças que atuam no corpo do indivíduo.
A avaliação cinemática é a ferramenta que usamos para analisar como os ossos e os músculos se organizam para lidar com a gravidade e as forças que atuam no corpo. Para isso, captamos imagens do corpo na posição parado em pé e durante os gestos motores.
Como a força não pode ser vista, o que observamos nessa avaliação são os efeitos da aplicação de força corporal, como por exemplo, as assimetrias entre os lados corporais relacionados com a prática esportiva ou padrões motores usados em situações cotidianas básicas como permanecer em pé ou sentado, o que para muitas pessoas pode ser por muitas horas. Verificamos também se existem lesões associadas.
Investigamos também o histórico das forças a que o indivíduo foi submetido com base no relato das práticas esportivas e atividades que realizam no dia a dia, ao longo da vida, seu histórico de lesões ou traumas, caso tenham ocorrido.
Esse é um serviço necessário para se iniciar os treinos de Força Dinâmica
Veja também: