Aplicamos um controle fisiológico para saber como o seu corpo está reagindo aos estímulos do treino. A avaliação direta da concentração de ácido lático no sangue permite uma determinação precisa da capacidade aeróbica. Assim, a partir do cálculo do Limiar Anaeróbio (Lan), podemos fazer ajustes da velocidade de movimentos, na corrida, na natação, no ciclismo ou numa caminhada.
Com este cuidado na prescrição da intensidade dos treinos contínuos e intervalados à condição física de cada um conseguimos ajustar aspectos que estejam falhos no treino, e com isso garantir, em grande parte, os sucessos dos esportistas.
Uma das vantagens dessa avaliação é ter controle do treino fora do ambiente laboratorial, onde conseguimos manter a especificidades mecânicas dos movimentos ao ar livre.
Caso haja necessidade, podemos realizar o teste na esteira ou no rolo (bicicleta estática). O protocolo envolve repetir 3 a 5 vezes uma mesma distância em velocidades progressivas e controladas externamente por meio de um sinal sonoro.
A partir dos dados coletados calculamos o limiar anaeróbio (LAn), definido como a velocidade máxima na qual conseguimos manter um estado estável de lactato no sangue. Acima do LAn ideal as concentrações de lactato aumentam com rapidez, dificultando a manutenção do esforço nessa velocidade de movimento, levando sua redução.
Com os resultados estabelecemos entre 3 e 5 faixas de intensidade nas planilhas do treino de corrida, bicicleta, natação, triatlo, corrida de aventura e caminhada.
Isto é fundamental em nossa proposta metodológica, pois contribui para o desenvolvimento metabólico das células musculares das fibras oxidativas (aeróbias). Notamos uma interessante relação entre a concentração de lactato e a precisão no controle dos ajustes de força no movimento. Assim, quando a esportista realiza treinos intensos em excesso, acima do Lan, poderá diminuir as adaptações celulares aeróbias e aumentar o descontrole sob a aplicação de força durante os gestos motores, expondo mais os tecidos corporais as sobrecargas do treino e as lesões. Com o teste conseguimos ter um controle efetivo sobre a intensidade dos esforços nos treinos dando suporte para mantê-lo saudável e seguro por muitos anos.
Além disso, estudos científicos documentam uma relação elevada entre o desempenho de longa duração e o valor da velocidade do Lan, por isso, o teste é uma ferramenta para predizer os resultados competitivos em diferentes momentos do ano.